FINANÇAS E NEGÓCIOS 1: O ATUAL CONTEXTO
Artigo postado no Portal da Cidade: Canoinhas
Link de acesso: https://canoinhas.portaldacidade.com/noticias/papo-de-especialista/financas-e-negocios-1-o-atual-contexto-5255
FINANÇAS E NEGÓCIOS 1: O ATUAL CONTEXTO
Nesse primeiro Finanças e Negócios do Portal da Cidade de Canoinhas, venho explorar com um pouco mais de abrangência estas duas temáticas, refletindo sobre onde estamos e para onde iremos com a atual forma de gestão financeira e de negócios que aplicamos.
É indiscutível que vivemos um boom da gestão financeira, principalmente a pessoal. Nunca antes houve tanto material, ou, pelo menos, acesso sobre o assunto. Tantas dicas, e-books, vídeos. Lives. Isso é FANTÁSTICO! Quanto mais os profissionais e empresários sabem sobre finanças e negócios, mais a economia brasileira melhorará. Essa é a lógica! Mas não a realidade. Vamos analisar melhor essa provocação.
Vivenciamos uma gravíssima crise econômica e social despertada pelo COVID-19. Mas na questão econômica, a doença sobrecarregou uma base já fragilizada. Para exemplificar, me permita uma analogia: foi a mesma coisa que colocar uma melancia sobre um ovo. E daí a culpa da crise foi da COVID, por ser um fardo pesado, ou da nossa base microeconômica ser frágil? A COVID ser trágica para a humanidade é algo fora do nosso alcance. Ela é sofrível, causa danos e ponto. Agora, ter uma economia fragilizada remete-se às pessoas. Eu, você, ele.
Quando falo em base, me refiro ao início do texto CONHECIMENTO E PRÁTICA DE GESTÃO FINANCEIRA. Há uma pulverização acelerada, por vezes descontrolada, e com qualidade questionável, sobre finanças. Tem muito “pregador ateu”, professor de um livro só e uma esnobação generalizada ao processo de ensino-aprendizagem. Burro é quem estuda, baixar um e-book já é suficiente!
A base é fraca porque nossa aprendizagem é fraca. Confunde-se velocidade com pressa e finanças com ENRIQUECIMENTO FÁCIL. Faça um exercício e reflita: qual foi a última vez que você viu uma aula ou um vídeo sobre finanças, gestão e negócios; com mais de 30 minutos, dando total atenção a ele? Qual a última vez que você leu um artigo, uma pesquisa ou uma notícia com mais profundidade que um simples story? Não estou querendo posicionar minha visão de que estes materiais curtos devam ser totalmente desprezados. A questão é não ficar preso neles. Pois os mesmos são rasos.
Se você chegou até aqui nesse texto, vou fazer algumas ponderações. Quer ser um profissional profundo? Ter um negócio sustentável ou ter suas finanças organizadas e rentabilizando? Então precisa adentrar um pouco mais nestes assuntos.
As pessoas mais bem-sucedidas em suas profissões estudam e exercitam incansavelmente o que já aprenderam. Se você está lendo ou vendo algo e sente que aquilo não lhe agrega, passe para um próximo nível, se desafie. Se você já entendeu e pratica a poupança, agora é hora de aprender juros compostos. Se já sabe como controlar o seu Contas a pagar e a Receber, é hora de estudar indicadores de inadimplência. Tenha paciência para formar uma base que realmente você pratique, e aí sim, passe ao próximo nível.
O ditado mais utilizado no mundo dos negócios hoje é FEITO MELHOR QUE PERFEITO. Em certo grau concordo! Só não confunda na prática com o FEITO, MESMO QUE TENHA DEFEITO.